Créditos de ICMS/IPI

Tanto no ICMS quanto no IPI as empresas do Lucro Real podem realizar a "Compensação do Imposto", o que significa abater do montante devido pelo contribuinte o valor já pago por este em etapas anteriores.

No ICMS são consideradas para compensação compras de bens ou serviços já tributados pelo imposto, dentro das normas aplicáveis e regulamentares. Inclusive, produtos destinados ao ativo permanente, recebimento de serviços de comunicação, transporte interestadual e intermunicipal, entre outros serviços.

O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "Crédito acumulado".

Este processo gera atualmente prejuízo considerável a um alto número de empresas, por falta de visibilidade da composição total de itens de entrada para formação de sua saída, deixando de fazer a compensação devida.

É importante o acompanhamento sistemático de tais créditos, visando aperfeiçoar e reduzir, de forma legal, o montante do ICMS e IPI a pagar. Para isso a CONDUTA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA realiza a avaliação da cadeia operacional de sua empresa, identificando tais divergências e melhorias para sua adequação fiscal.

Faça seu contato e veja como podemos ajudar sua empresa a tornar seu processo ainda melhor.

Fale conosco